Jornal Folha do Araguaia, MT

Jornal Folha do Araguaia

Boa Noite  -  Hoje é 18 de Novembro de 2018

Em Canarana - MT - Max 32° . Min 22°


1° Torneio Indígena de Futebol Society teve apoio da Faculdade Cathedral

1° Torneio Indígena de Futebol Society do Vale do Araguaia-MT. O evento aconteceu na Vila Olímpica de Barra do Garças, no bairro Jardim Piracema e reuniu centenas de índios da etnia Xavante, de diversas aldeias da região. Na Cerimônia de Abertura, os indígenas demonstraram que ainda preservam suas t
utf8_encode($row_noticia['not_titulo']

Alysson Cavalcante


No último domingo (12/08), foi realizado o 1° Torneio Indígena de Futebol Society do Vale do Araguaia-MT. O evento aconteceu na Vila Olímpica de Barra do Garças, no bairro Jardim Piracema e reuniu centenas de índios da etnia Xavante, de diversas aldeias da região. Na Cerimônia de Abertura, os indígenas demonstraram que ainda preservam suas tradições e realizaram uma apresentação cultural de canto e dança.
O Torneio foi organizado pelos desportistas locais Áureo Borges, "Aurinho" e Wesley Ander de Castro, "Esquerdinha", juntamente com membros da Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT). A Faculdade Cathedral se fez presente no evento, não só por meio do apoio cultural, mas auxiliando na organização.
As partidas aconteceram simultaneamente, em dois campos, sendo assim, ao final da tarde já foi possível conhecer as duas equipes finalistas da competição. A partida final aconteceu entre equipe Ubá e a equipe São José, ambas da aldeia São Marcos. São José venceu a partida por 1 a 0 e se consagrou campeã do Torneio. Os campeões levaram para a aldeia R$ 1.000,00; um quarto dianteiro de vaca e quatro fardos de refrigerante. Os vice-campeões receberam R$ 500,00 e seis fardos de refrigerante. 

Para o indígena Luciano Xavante, Secretário da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso, as competições esportivas além de promover a integração entre as aldeias e a sociedade, possui o viés social de afastar os jovens indígenas de males como o alcoolismo e as drogas: "para integrar os povos indígenas, nada melhor do que o futebol. O futebol é uma das modalidades esportivas mais difundidas entre os povos indígenas, além de ser uma excelente ferramenta de integração, permite que os jovens indígenas fiquem longe de vícios que não fazem parte da nossa cultura", destacou Luciano.

O Diretor Executivo da Faculdade Cathedral, Dr. Sandro Saggin afirmou que a Faculdade Cathedral, mantém firme o seu compromisso com a região do Vale do Araguaia, vez que constantemente apoia ações de cunho social: "a Faculdade Cathedral faz questão de incentivar e participar de eventos que estimulam a prática esportiva e a preservação ambiental e cultural da nossa região. E não há como falar de cultura, sem destacar a comunidade indígena, tão presente e tão importante para a história do nosso Estado e do nosso país. Então, nada mais justo do que apoiarmos essa iniciativa brilhante de responsabilidade sociocultural", destacou Sandro.

1° Torneio Indígena de Futebol Society teve apoio da Faculdade Cathedral
1° Torneio Indígena de Futebol Society teve apoio da Faculdade Cathedral
1° Torneio Indígena de Futebol Society teve apoio da Faculdade Cathedral
  •   Fonte: Alysson Cavalcante  
  •   |  
  •   26 de Agosto de 2018  






ENQUETE

O que você achou de nosso' site?




NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias e informativos


Copyright © 2018 - JORNAL FOLHA DO ARAGUAIA - SOCIALITE VIP.

Todos os direitos reservados.