Jornal Folha do Araguaia, MT

Jornal Folha do Araguaia

Boa Noite  -  Hoje é 18 de Novembro de 2018

Em Canarana - MT - Max 32° . Min 22°


Dra. Ana Paula - Aparelhos autoligados: além de mais funcionais, são mais estéticos e confortáveis

..
utf8_encode($row_noticia['not_titulo']

Dra. Ana Paula Zerbati


O aparelho fixo convencional conta com as ligaduras ou as famosas borrachinhas, que prendem o arco aos bráquetes. Além de facilitarem o acúmulo de bactérias, essas borrachinhas impedem movimentos do arco, o que acaba tornando o tratamento menos eficaz. Quando a higienização não é feita corretamente, o paciente pode ter alguns problemas, como é o caso de cáries ou gengivite, por exemplo.

Um aspecto do aparelho autoligado que agrada muitos pacientes diz respeito à estética. Como os bráquetes são menores do que os dos aparelhos fixos convencionais, ele tem um aspecto mais bonito e mais discreto.

Como no caso do aparelho autoligado não existem as ligaduras, além de facilitar a higienização, não são necessárias tantas consultas. Além disso, como o arco fica preso aos bráquetes a movimentação é mais precisa. Isso também permite que o tempo de tratamento seja reduzido quando comparado ao tratamento com um aparelho fixo tradicional.  Segundo especialistas, o tratamento com o aparelho autoligado chega a ser sete vezes mais eficiente do que o tratamento feito com o aparelho fixo tradicional.

Uma das grandes queixas de pacientes com relação ao aparelho fixo tradicional diz respeito aos machucados causados nas bochechas pelo atrito com os bráquetes. Muitos chegam até a usar uma cera para proteger, até se acostumar com o aparelho. No caso do aparelho autoligado, pelos bráquetes serem menores e anatomicamente mais curvos, eles não atritam tanto. Isso traz mais um benefício, pois podem não causar aqueles pequenos machucados tão chatos e doloridos.

Além dos benefícios citados, para alguns casos, o aparelho autoligado é mais indicado, como é o caso de pacientes que têm problemas que necessitem de expansão(aumento lateral) da arcada. Nesses casos, esse tipo de aparelho costuma ser o mais indicado. Além disso, problemas relacionados à mordida cruzada ou aberta, alinhamento dos dentes, alterações ósseas entre outras também podem ser bem atendidas por esse tipo de aparelho.

Vantagens de usar o aparelho autoligados:

  • Maior rapidez em relação a aparelhos convencionais, pois não tem atrito das borrachinhas;
  • Redução significativa da força exigida para movimentação dentária;
  • Diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento;
  • Diminuição no número de visitas ao dentista;
  • Mais higiênico;
  • Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo mais biocompatível.

Os aparelhos autoligados são mais caros?

Por ser um produto novo e mais moderno, pode sair um pouco mais caro. Entretanto, colocando na ponta do lápis seus benefícios e principalmente a economia de tempo, o investimento compensa. 

Dra. Ana Paula Zerbati  Graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto-SP (UNAERP)

Pós Graduada em Odontopediatria Pela São Leopoldo Mandic- Campinas-SP

Pós Graduanda em Ortodontia pela Orthoplace-Goiânia-GO

 

Av. Paraná, 343- Centro - Canarana - MT - Contato (66)3478-2510 /99721-2757 whatsap

Dra. Ana Paula - Aparelhos autoligados: além de mais funcionais, são mais estéticos e confortáveis
Dra. Ana Paula - Aparelhos autoligados: além de mais funcionais, são mais estéticos e confortáveis
  •   Fonte: Dra. Ana Paula Zerbati  
  •   |  
  •   03 de Novembro de 2018  






ENQUETE

O que você achou de nosso' site?




NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias e informativos


Copyright © 2018 - JORNAL FOLHA DO ARAGUAIA - SOCIALITE VIP.

Todos os direitos reservados.