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ProSaúde - AS CORES DO BEM

Entenda como as cores dos alimentos podem ajudar a sua saúde!
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Juliana Sippert Nutricionista


Atualmente, com a correria do dia-a-dia e a falta de tempo deixamos de lado uma alimentação de qualidade e os cuidados com a saúde. Mas não devemos usar estas justificativas como desculpas para deixar nossa saúde segundo plano, pois quem não arruma tempo para cuidar da saúde hoje terá que arrumar tempo para cuidar de uma doença depois.

Um cardápio bem balanceado, com frutas, legumes e verduras evita doenças que são causadas por falta de nutrientes e previnem outras doenças como as cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial (pressão alta), diabetes (excesso de açúcar no sangue), dislipidemias (alterações de colesterol e triglicérides), câncer entre outras.

Além disso, uma alimentação variada melhora também a imunidade, o funcionamento intestinal, auxilia no controle do peso, melhora o aspecto da pele, unhas e cabelos, proporciona vitalidade, bem-estar, memória, concentração, disposição e energia.

O ideal é consumir 3 porções de frutas e 4 ou mais porções de verduras e legumes ao longo do dia. Sempre prefira consumi-los in natura, ou seja, naturais e frescos, evitando o consumo de verduras congeladas ou frutas processadas como em caldas, por exemplo.

Se atente também à safra dos alimentos, pois quando consumimos os alimentos da época a quantidade de nutrientes presentes nele é maior, além de possuir menor quantidade de agrotóxicos, mas claro, se for possível consumir orgânicos é ainda melhor.

Então vamos aprender a importância destes alimentos de acordo com a cores:

 

VERMELHOS

Alimentos: Acerola, Cebola Vermelha, Cereja, Ciriguela, Goiaba Vermelha, Grapefruit, Maçã, Melancia, Morango, Pimenta, Pimentão Vermelho, Rabanete, Romã, Tomate e Uva Vermelha.

Características: Fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

 

LARANJAS

Alimentos: Abacaxi, Abóbora, Ameixa Amarela, Batata Baroa, Batata Doce, Batata Inglesa, Caju, Carambola, Caqui, Cenoura, Damasco, Gengibre, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Mexerica, Moranga, Melão, Milho, Nectarina, Pêssego, Pimentão Amarelo e Tangerina.

Características: Assim como os vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

 

ROXOS

Alimentos: Almeirão Roxo, Alface Roxa, Alho Roxo, Ameixa Preta, Amora, Azeitona Preta, Batata Roxa, Berinjela, Beterraba, Cebola Roxa, Figo Roxo, Framboesa, Jabuticaba, Jamelão, Lichia, Mirtilo, Repolho Roxo e Uva Roxa.

Características: Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também Vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

 

VERDES

Alimentos: Abacate, Abobrinha Verde, Acelga, Almeirão, Alface, Azeitona Verde, Brócolis, Cebolinha, Couve, Chuchu, Ervilha, Jiló, Kiwi, Limão, Mostarda, Pepino, Pimentão Verde, Quiabo, Repolho, Salsa, Uva Verde e Vagem.

Características: Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

 

BRANCOS

Alimentos: Aipim, Aipo, Alho-Poró, Banana, Batata Baroa Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Graviola, Inhame, Pêra e Pinha.

Características: Nos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

 

Escrito por: Juliana Sippert Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Materno Infantil e Responsável Técnica da Loja ProSaúde

Referências: Guia Alimentar da População Brasileira e Programa 5 ao dia.

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  •   Fonte: Juliana Sippert Nutricionista  
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  •   03 de Novembro de 2018  






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