Jornal Folha do Araguaia, MT

Bom Dia  -  Hoje é 15 de Agosto de 2022

Em Canarana - MT - Max 33° . Min 19°


Sicredi - Topo

APÓS CÂNCER DESENVOLVIDO POR USO DO NARGUILE, JOVEM DE MATO GROSSO MORRE AOS 25 ANOS

O primeiro diagnóstico de câncer foi em 2020. Um ano depois, foi informada da cura da doença. No entanto, em 2021, a jovem passou a lidar novamente com o câncer no pulmão, submetendo-se a sessões de quimioterapia.
utf8_encode($row_noticia['not_titulo']

Olho vivo MT


A estudante Nayara Moura, 25 anos, morreu na segunda-feira (1º) em consequência dos efeitos de um câncer de pulmão ocasionado pelo uso de narguile. A morte foi confirmada na rede social Facebook pelos familiares. O enterro da jovem está programado para as 17h desta segunda-feira, em Dourados (MS), onde a jovem morava com seus familiares.

Natural de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá), a moça ganhou notoriedade nas redes sociais, pois, após a descoberta da doença, passou a produzir postagens recomendando a população não consumir o narguile.

O primeiro diagnóstico de câncer foi em 2020. Um ano depois, foi informada da cura da doença. No entanto, em 2021, a jovem passou a lidar novamente com o câncer no pulmão, submetendo-se a sessões de quimioterapia.

De acordo com as publicações nas redes sociais, Nayara Moura passou a consumir narguile aos finais de semana em festas privadas com os amigos. Ainda em 2019, passou a sentir falta de ar, dores nas costas, suor noturno e perda de peso. Ainda houve uma perda de 12 kilos.

Em uma das publicações em que alertava jovens aos riscos do narguile escreveu: “Ah se eu pudesse voltar atrás, ah se eu tivesse ouvido os meus pais quando me diziam o quanto o famoso narguile me faria mal…Ah se eu pudesse.., mas eu não posso. Sabe de uma coisa eu não consigo entender, o por que insistimos em coisas que só nos fazem mal […] Hoje eu estou lutando para viver por causa disso, e cara na moral, quando você ouvir que o narguilé lhe faz mal e não der a mínima. Lembre-se de que mim que sou a prova viva disso. Tenho câncer no pulmão com apenas 23 anos, por causa de uma fase da minha vida que eu achava que sabia tudo e que tudo era massa… sabe o que é de fato? É que nunca achamos que vai acontecer com a gente, até acontecer”, dizia a publicação.

Na rede social Facebook, várias publicações foram impulsionadas alertando para o risco do consumo do narguile.

banco_img/banners/banner_14/7164780288.gif

  •   Fonte: Olho vivo MT  
  •   |  
  •   02 de Agosto de 2022  


banco_img/banners/banner_108/336878160.gif






NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias e informativos


Copyright © 2018 - JORNAL FOLHA DO ARAGUAIA - SOCIALITE VIP.

Todos os direitos reservados.