Jornal Folha do Araguaia, MT

Nova Logo Jornal Folha

Boa Noite  -  Hoje é 14 de Outubro de 2019

Em Canarana - MT - Max 37° . Min 23°


DORMIR MAL PODE ALTERAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL

..
utf8_encode($row_noticia['not_titulo']

Créditos: Patrícia Cruz, nutricionista CRN 3 8747.


Ter uma boa noite de sono é essencial para recarregar as energias após um dia de trabalho ou de estudos. Mas você imaginaria que é importante também para o metabolismo do colesterol?

Pessoas com privação de sono (que dormem menos que o corpo necessita) podem sofrer uma diminuição do nível de colesterol bom, responsável por filtrar o colesterol ruim do sangue. Ou seja: quando se dorme mal, o HDL cai e o LDL sobe. Isso pode ocorrer também com quem possui apneia do sono.

Apesar de o período ideal de sono ser muito individual, pessoas adultas precisam em média de 7 a 9 horas de sono por dia. Uma semana de privação do sono já pode provocar desequilíbrio dos níveis de colesterol, considerado um fator de risco para doenças cardíacas graves como infarto.

Daí a importância de manter um estilo de vida que inclua uma boa noite de sono. Algumas dicas simples podem ajudar: Evite ingerir álcool, bebidas com cafeínas e alimentos pesados antes de deitar. Criar uma rotina, procurando dormir e levantar sempre no mesmo horário, também pode contribuir para melhorar o sono. 

Se ainda assim você sofre de privação de sono por longos períodos, procure um médico. Muitas vezes, é preciso acompanhamento profissional para superar o problema. Conteúdo Drauzio Varella –

 

DEZ ALIMENTOS QUE COMBATEM O CANSAÇO

Sabia que há maneiras de amenizar o cansaço? Uma delas é comer corretamente e incluir os alimentos abaixo na sua dieta:

Castanha-do-pará: Fonte de selênio, que é precursor das enzimas dos hormônios tiroidianos. Auxilia a regular o metabolismo, além do zinco que também atua contra a fadiga mental.

Salmão: Contém ômega 3, gordura que faz parte da estrutura dos neurônios, por isso auxilia no foco e concentração. Também é fonte de proteínas que ajuda na formação de tecido como músculo, órgãos, pele, unhas e cabelos.

Pães integrais, cereais integrais, arroz integral: Os carboidratos são responsáveis pelo principal estoque de energia do nosso organismo, pois ajudam a repô-la de forma rápida. Nesse caso, os integrais retêm mais nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. Além de serem absorvidos lentamente, disponibilizando energia por mais tempo.

Semente de abóbora: Possui magnésio – mineral essencial para o organismo – que auxilia na contração muscular (gera mais força muscular) na saúde óssea e no sistema imunológico.

Ovos: São fonte de colina, aminoácido que auxilia na memória, concentração. Além da vitamina B que evita a fadiga. Vitamina do complexo B. Agem na formação do neurotransmissor acetilcolina, que auxilia na memória, concentração e evita fadiga.

Leite e derivados: Têm aminoácido, precursor da serotonina (neurotransmissor), que auxilia no bem-estar físico e no foco.

Carne vermelha: Por possuir ferro, previne a anemia – que pode causar apatia, cansaço, sonolência, dificuldade de concentração.

Germe de trigoFonte de zinco, participa da reconstrução das membranas celulares, auxilia na absorção de muitas vitaminas e na metabolização dos carboidratos, revitalizando o corpo e a mente.

Feijão: É uma leguminosa rica em aminoácidos, fibras e ferro. Auxilia na prevenção da anemia e também fornece energia para o organismo.

Aveia: Possui carboidratos complexos (absorvidos lentamente), proteína (necessária para formação da massa muscular), magnésio (mineral essencial para o organismo), junto com o cálcio (auxilia na saúde óssea). Disponibiliza energia para organismo de forma lenta e gradual. A vitamina E presente na aveia tem ação antioxidante, retardando o envelhecimento celular e protegendo o coração.

Créditos: Patrícia Cruz, nutricionista CRN 3 8747. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

 

banco_img/banners/banner_15/1613691579.gif
DORMIR MAL PODE ALTERAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL
DORMIR MAL PODE ALTERAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL
  •   Fonte: Créditos: Patrícia Cruz, nutricionista CRN 3 8747.  
  •   |  
  •   29 de Julho de 2019  


banco_img/banners/banner_14/7164780288.gif




ENQUETE

O que você achou de nosso' site?




NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias e informativos


Copyright © 2018 - JORNAL FOLHA DO ARAGUAIA - SOCIALITE VIP.

Todos os direitos reservados.